<< Clique para exibir o índice >> Navegação: Módulos > Produção > ENW0002 - Roteiro de Produção |
. Módulo: PRODUÇÃO Módulo Produção: Roteiro de Produção → ENW0002 - Roteiro de Produção . Descrição Cadastra o roteiro de produção dos produtos e suas operações. . |
.
Descrição dos Campos, Implicações e Exemplos |
.
.
•Tempo Setup: Tempo de setup é o período em que a produção é interrompida para que os equipamentos fabris sejam ajustados. Este está diretamente relacionado com as variações do produto e o planejamento da produção realizado pela indústria.
.
Em alguns modelos de produção, como o sistema em lotes, as paradas para ajustes estão mais presentes devido à necessidade de se produzir uma grande variedade de produtos, tornando o controle deste período ocioso, fundamental para a garantia de uma boa produtividade.
.
A busca das empresas pela perfeita sincronia entre o planejamento da produção e a variação de demanda se faz necessário, portanto, para que os lotes tenham o maior tamanho possível, reduzindo-se assim o número de interrupções.
.
•Tempo Mão de Obra: É o somatório de TODOS as ações DIRETAS de operário sobre os materiais e componentes do produto em fabricação
.
Atenção A mão de obra pode ser lançada como um item na estrutura do produto (em casos de roteiros genéricos, que se aplicam a vários produtos), neste caso, este campo no roteiro deve estar zerado para não prejudicar o calculo do custo total do produto acabado. Quando colocada na estrutura, permite também mais liberdade e precisão nos cálculos de custo total, pois possibilita especificar o tipo de mão de obra. A Contra partida é a complicação e lançamentos nos reportes de produção.
.
•GGF = Gastos Gerais de Fabricação: Os gastos gerais de fabricação ( GGF ) compreenderão basicamente três itens:
.
1 - A mão-de-obra indireta e seus encargos
Mão-de-obra indireta é a ação de operários e funcionários da empresa, voltada para a produção, mas sem operar diretamente sobre o produto em fabricação, como a ação dos supervisores, mecânicos, faxineiros, apontadores, etc.
.
Atenção, Os valores referentes ao IR e contratação dos funcionários já estão computados no valor dos salários! Portanto, não devem ser considerados no GGF.
.
2 - Os gastos diversos com depreciação de máquinas, energia elétrica, luz, aluguéis etc.
.
3 - E os gastos com materiais diversos que não serão incorporados ao produto, tais como: impressos, lubrificantes, materiais de manutenção etc.
.
A variação de volume é representada pela multiplicação da diferença entre os tempos real e orçado pela taxa de absorção. Suas causas podem ser falta de pedidos de clientes, falta de material, problemas de mão-de-obra ou com equipamentos. A variação de orçamento é a diferença entre os GGF reais e orçadas
.
•Checkbox Exige que usuário informe a operação no Reporte da Produção: Quando este checkbox é selecionado, o sistema não permite gravar componente na estrutura do produto acabado sem operação relacionada.
.
•Total: Cálculo total de horas e valor/horas, considerando: (Tempo Setup x Custo hora Médio de Setup) + (Tempo Mão de Obra x Custo hora Médio de Mão de Obra) + GGF.
.
OPERAÇÕES.
•Cód. Operação: Relaciona as operações ao roteiro. Operação pode ser considerada como uma fase da produção.
Por exemplo: Produção de Camisetas:
- operação 1 - cortar tecido (corte)
- operação 2 - costura do tecido
- operação 3 - acabamento
- operação 4 - empacotamento
.
Para cada operação podem ser utilizados operadores diferentes, tempos diferentes, e por conseqüência, tendo custos diferentes. Isso tudo é considerado no processo de produção, pois a produção pode ser reportada por operação, separadamente.
•Prioridade: Ordem prioritária de cada operação;
•Descrição: Descrição informativa sobre a operação;
•Tempo Máximo: Tempo máximo para a execução da operação. No FUP de Operações o sistema verifica a diferença de tempo máximo padrão e tempo real indicado no reporte da operação, na produção.
•Por unidade: Indica que o tempo máximo é por unidade fabricada. Com isso o sistema pega a quantidade fabricada e multiplica pelo tempo informado por unidade para saber o tempo total dessa operação. Esse tempo (em horas) é inserido automaticamente no campo ´Hrs Gastas na OP´ na PPW0003 - Reporte de OP.
•Cód. Responsável: Código do operador responsável pela operação no reporte;
•Lupa: É acionada a tela ENQ0003- Busca de Operação;
•Ícone : Inclui novo cadastro de operação.
. PERMISSÕES relacionadas: . ENW0002A – Visualizar botão Copiar END0004 – Histórico Roteiro
|
. PARÂMETROS relacionados: . Custo hora Médio de Mão de Obra: O valores/hora de tempo de setup e mão de obra, devem ser informados nos parâmetros iniciais (modulo de produção). Deve compreender além de salários e ordenados, todos os encargos sociais e trabalhistas decorrentes, tais como: férias, 13o salário, contribuição à Previdência Social, Fundo de Garantia, seguro contra acidentes de trabalho, etc. O valor é utilizado para cálculo no roteiro e no processo de produção. . Custo hora Médio de Setup: O valor é utilizado para cálculo no roteiro e no processo de produção. . |