SGW0037 - SPED Fiscal - Bloco H

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SGW0037 - SPED Fiscal - Bloco H

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Módulo: SEGURANÇA

Módulo Segurança: Integração Sistemas SPED Fiscal - Bloco H SGW0037 - SPED Fiscal - Bloco H

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Descrição

SPED Fiscal - Bloco H (Inventário)

**Serviços Contratados a parte**

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Conceitos:

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O BLOCO H destina-se a informar o inventário físico do estabelecimento ao FISCO. Por lei, deve ser preenchido obrigatoriamente pelo contribuinte por ocasião da realização do inventário, que ocorre, pelo menos, uma vez por ano.

Veja mais em: Receita Fazenda - SPED FISCAL

 

Importante entender que este arquivo é PARTE do arquivo do SPED ICMS/IPI. O arquivo gerado por esta tela deverá ser enviado para o seu contador para que seja importado em seu sistema CONTÁBIL/FISCAL (Ex. Prosoft, Contmatic, Folhamatic, Mega, Cuca, etc.). Consolidado com as demais informações que irão compor os demais Blocos como NF de saída, entrada, transportes, etc.

 

PORTANTO, este arquivo NÃO contem as NF´s e demais obrigações. Somente o inventário! As NF's, devem continuar sendo enviadas (XML´s) para importação ou digitação pelo seu contador.

 

Além disso, recomendamos que seja validado por ele para que não tenham inconsistências!

Exemplo: estoque inicial (ultimo enviado para a SEFAZ) + NF de entradas - NF de saídas +- inventários do período, DEVERIAM bater com o bloco H que esta sendo gerado!

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O arquivo completo deve conter os demais blocos conforme ilustra o diagrama abaixo.

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diagrama_blocos

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Em resumo, os blocos representam os seguintes livros fiscais:

P1. Registro de Entradas

P2. Registro de Saídas

P7. Registro de Inventário

P8. Registro de Apuração do IPI

P9. Registro de Apuração do ICMS

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O layout completo deve ser gerado conforme determina a legislação.

Veja mais em: Receita Fazenda - SPED Legislação

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Analogicamente, o Bloco H equivale com o registro 74 layout do SINTEGRA.

Veja abaixo a tabela comparando os arquivos do SPED ICMS x Sintegra.

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equivalencia_bloco

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Caso tenha interesse a UNO poderá também gerar o arquivo do SPED ICMS/IPI e Contribuições (Pis/Cofins), para isso, entre em contato com seu vendedor.

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Para simplificar e entender sobre a responsabilidade de cada envolvido (Uno x Empresa x Contador), veja nosso informativo em: Informativo - SPED FISCAL

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Descrição dos Campos, Implicações e Exemplos

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O arquivo gerado indica no layout da SEFAZ (Bloco H), o saldo em estoque na data final informada na tela abaixo.

A partir das movimentações do estoque, o sistema calcula o saldo inicial a partir da data inicial informada, somando todas as entradas e saídas gerando o saldo na data final.

Para validar o que está sendo gerado, consulte a tela EQW0030 - Estoque na Data

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•        Data Inicial: Data início da movimentação de estoque

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•        Data Final: Data final da movimentação de estoque

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Segue os critérios para geração do arquivo:

- Produtos COM movimentação no período

- Produtos selecionados com SPED no cadastro

- Movimentações nos depósitos TIPO: Próprio, Em Poder Terceiros, Terceiro e Imobilizado

- NÃO considera saldos negativos

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DICA: Atenção a data limite de entrega que depende de cada estado.

Veja mais em: IOB - SPED

Utilizando SP como exemplo, o prazo máximo de entrega é Fevereiro. Portanto, o período do bloco H deve ser do dia 01/01/ano passado até 31/12 do mesmo ano.

Exemplo: Para entregas em 2014 o período deve ser 01/01/2013 a 31/12/2013;

ATENÇÃO: Consulte seu contador, pois a obrigatoriedade e datas podem variar!

Veja mais em: SPED Brasil

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Evite multas! Veja mais em: Notícias UNO Soluções

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Informar a data para Gerar o arquivo

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SGW0037_SPED_Fiscal

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Ao clicar em Gerar clip0111, abrirá janela de Download de arquivos.

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sgw0037_gerar_sped

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PARÂMETROS relacionados:

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Módulo Contabilidade

Cód. Colaborador cadastrado como Contabilista ( SPED
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FAQ - Perguntas Frequentes:

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1 - Quais mercadorias devem constar no inventário?

Aplica-se o art. 76 do Convênio S/N, de 15 de dezembro de 1970, que dispõe:

“Art. 76. O livro Registro de Inventário, modelo 7, destina-se a arrolar, pelos seus valores e com especificações que permitam sua perfeita identificação, as mercadorias, as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os produtos em fabricação, existentes no estabelecimento à época do balanço.

§ 1º No livro referido neste artigo serão também arrolados, separadamente:

1. as mercadorias, as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem e os produtos manufaturados pertencentes ao estabelecimento, em poder de terceiros;

2. as mercadorias, as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os produtos em fabricação de terceiros, em poder do estabelecimento.”

 

2 - Quando deve ser apresentado o inventário?

O bloco H, com informações do inventário deverá ser informado junto com a movimentação do segundo período de apuração subsequente ao levantamento do balanço. Em regra, as empresas encerram seu balanço no dia 31 de dezembro, devendo apresentar o inventário na escrituração de fevereiro, entregue em março. Havendo legislação específica, o inventário poderá ter periodicidade diferente da anual e ser exigido em outro período.
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