VDW0001 - Pedidos

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VDW0001 - Pedidos

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Módulo: VENDAS

Módulo Vendas: Pedidos VDW0001 - Pedidos

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Descrição:

Tela utilizada criar Cotações ou Pedidos de Venda. Um pedido pode conter produtos ou serviços.

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VÍDEOS

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ico_video Cadastra Pedido de Venda

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ico_video Tabela Preço x Item

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Processo Passo a Passo

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Descrição dos Campos, Implicações e Exemplos

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TOOLBAR - Barra de Ferramentas

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Buscar: Abre a janela VDQ0001 - Busca de Pedidos listando os pedidos cadastrados

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Copiar: Faz cópia de um pedido, gerando um novo código de pedido com situação igual a cotação.

Obs: O sistema só não permite fazer cópia de pedidos que tenham ou tiveram solicitação de assinatura eletrônica.

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Ratear: Permite ratear o pedido criando um "Pedido Complementar" tela VDD0024 - Pedido Complementar

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Faturar: Fatura através do PDV não gerando Nota Fiscal

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Cancelar: Cancela pedido mas não o exclui do sistema.

Obs: Não é permitido excluir pedido faturado, ao clicar em Cancelar é aberta a tela VDD0019 - Motivo do Cancelamento

Ao cancelar um pedido que foi faturado parcial, retira o saldo excedente a ser faturado e altera a situação do pedido para faturado.

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Imprimir pedido: Abre tela VDR0001 - Impressão de Pedido que permite visualizar e imprimir os dados do pedido.

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Envia Email: Envia arquivo do pedido para o email do cliente.

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Mensagem NF: É possível vincular uma mensagem que pode ser exibida no pedido, impresso na nota ou em ambos de acordo com o cadastro realizado.

Obs.: É necessário que a mensagem seja previamente cadastrada através da tela VDW0006 - Cadastro de Mensagens NF

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Histórico: Abre janela VDW0003 - Histórico do Pedido, trazendo todo o histórico do pedido.

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O cadastro de Orçamento (cotação) ou Pedido possui 3 Fases:

 

1ª Passo - Pedido: Geração dos dados relativos ao cabeçalho da Nota Fiscal, como cliente, frete, transportadora, local de entrega,etc.

 

2ª Passo - Itens: Cadastro dos itens do pedido e que estarão no corpo da Nota Fiscal, valores, descontos, imposto, etc.

 

3ª Passo - Pagamento: Dados referentes ao pagamento do Pedido, datas, valores, forma de pagamento, etc.

 

4ª Passo - Barreira: Fase informativa de barreiras que os vendedores estão encontrado para fechar a venda.

 

Para navegar entre as Telas use o "Quadro de Navegação de Telas" conforme imagem à esquerda ou clique no botão "Próximo Passo".

 

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1ª Fase Pedido - Dados do Cliente

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Campo Chave: Pedido - Ao criar um novo pedido o sistema determina um código seqüencial para este. Este campo também permite pesquisar um pedido já existente, digitando o código do pedido, teclando Tab.

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Obs 1.: Para o colaborador ter acesso a todos os pedidos de venda é necessário a permissão SGW0014B – Visualiza pedidos de outro vendedor, se o colaborador não tiver está permissão a pesquisa só retornara pedidos de venda associados a ele.

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Obs 2.: Ao clicar 2 vezes sobre a data de cadastros do cliente, o usuário pode alterar.

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Cliente: Campo do código do cliente. Ao criar pedido, cliente pode ser selecionado clicando na "lupa" e informando dados do cliente, ou  informando o nome ou código do cliente, teclando Tab.

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Ícone ico_obs : Dados sobre o cliente informado em "Observações" no "Cadastro de Cliente"

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Outros ícones que podem aparecer:

 

Ícone ico_restricao_credito (Restrição de Crédito) : mostra o tipo de restrição que esta associado ao cadastro do cliente na tela CDW0101 - Clientes.

Obs: Caso o colaborador não possua a permissão VDW0001B - Não-considerar-restrições-do-Cliente  o sistema automaticamente para clientes com restrição de crédito solicita assinatura eletrônica e grava o pedido de acordo com os parâmetros, este processo impede o vendedor de aprovar o pedido sem autorização da gerencia inibindo assim a venda para clientes devedores.

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Ícone ico_cifrao (Valor de Crédito) : mostra o valor existente dos títulos de crédito abertos para o cliente, também é listado o saldo do crédito que esta sendo utilizado nos pedidos de venda.

Para utilizar os valores de créditos existente no pedido de venda a forma de pagamento utilizada deve estar associada no seu cadastro ao tipo de pagamento Devolução de Venda, o sistema faz a validação dos valores do pedido com os valores existentes, não deixando associar a forma de pagamento por devolução a parcelas que esteja com valor maior que os títulos de credito.

Obs: Para criar uma forma de pagamento de devolução utilize a tela CDW0007 - Formas de Pagamento

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Ícone ico_p_fisica: Pessoa Física

Ícone ico_p_juridica: Pessoa Jurídica

Ícone ico_placa3 : Número de Títulos atrasados

Ícone ico_placa : Limite de crédito vencido

Ícone ico_indicador  (Indicador do Cliente) : Produtos Mais Vendidos para o cliente. Abre a tela VDD0021 - Indicador do Cliente

Ícone ico_caminhao Frete: Abre a tela VDD0022 - Frete a pagar (para mais informações sobre Frete clique aqui)

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Ícone icone_mapas: Abre a localização do pedido, no entanto apenas para pedidos de origem do Uno Mobile (APP).

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Ícone icone_clip possibilita anexar arquivo ao pedido. Quando o ícone está em vermelho é porque tem arquivo anexado.

Ao clicar no ícone abre a sub-tela VDD0010 - Anexar Arquivo ao Pedido. Se o item cadastrado (CDW0201 - Produtos e Serviços)contiver arquivos anexos, estes serão incluídos automaticamente ao item do pedido. No envio de email do pedido os arquivos anexos são também enviados.

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Ícone icone_porcentagem Mostra a margem de lucro do pedido considerando os valores de custo dos produtos abrindo a tela VDD0016 - Margem do Pedido.

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Consumidor final: Caso esta opção seja selecionada, o valor do ICMS é cobrado sobre o valor do IPI.

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Exemplo: Total do Pedido: 100,00

IPI(10%) 10,00

ICMS(18%) 19,80

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Tipo de Operação: Campo utilizado para a emissão de NFC-e.

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vdw0001_tp_operacao

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Obs.: Recomendamos verificar com o seu contador ou setor fiscal qual operação se enquadra para sua atividade, caso o campo fique em branco será carregado automaticamente com o cod 9 que refere-se a Outros.

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Detalhe - O botão "Detalhe de Cliente" abre a Tela CDW0101 - Clientes, onde consta o cadastro completo do cliente

Limite Crédito Cheque: Abre a tela FND0203 - Limite Crédito Cheque.

C.Custo: Define o centro de custo para o pedido, este campo é utilizado para gerar os títulos a receber, ordem de produção e requisição de compra.

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vdw0001_pedidos_0001_parte2

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Situação: Informa o estado do Pedido. Estas opções são parametrizadas no momento da implantação do sistema.

Ex: Cotação, Pedido, Pedido Aprovado, Faturado, Faturado (NF), Cancelado.

Essas situações podem ser cadastradas pelo cliente em: Cadastros Gerais > Cadastros Iniciais > Situação de Vendas

Existem situações que são alteradas pelo próprio sistema e não podem ser alteradas, como por exemplo, pedido Faturado (NF).

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vdw0001_pedidos_0001_selectbox

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Ao alterar a Situação do Pedido, o sistema envia um email para o cliente e revenda.

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Email alteracao status pedido

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•  Origem: De onde o pedido foi originado. Exemplo: Atendente/Vendedor, Telemarketing, Revenda, Distribuidor, Internet. A comissão é direcionada a quem efetuou o pedido

Se a origem é Revenda, o sistema disponibiliza o campo Cód. Revenda, para esta ser informada, permitindo assim, considerar comissão para a Revenda.

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vdw0001_pedidos_0001_selectbox2

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Tabela de Preço: Tabela de Preço praticada nos produtos deste pedido.

Obs: Pesquisa de tabela de Preço com restrição de UF somente é realizada  no passo 1 da VDW0001 - Pedidos.

No passo 2 - Itens essa restrição não é valida.

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Cód. Vendedor: Código do vendedor que receberá a comissão referente ao pedido.                                

Ícone %: Se selecionado, abre tela VDD0007 - Comissão de Vendedor. Se o pedido estiver com situação igual ou acima de Faturado (NF), é possível alterar o Código do Vendedor, este deve permanecer com o mesmo percentual de comissão desde que se tenha permissão para fazê-lo.

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Parâmetro do sistema: Indica se considera o colaborador logado como vendedor ao copiar o pedido.(0=Não,1=Sim)

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Cód. Revenda: Código do Revendedor que receberá a comissão referente a revenda. Ícone % se selecionado, abre tela VDD0007A - Comissão da Revenda. Se o pedido estiver com situação igual ou acima de Faturado (NF), também é possível alterar o Código do Revendedor, este deve permanecer com o mesmo percentual de comissão desde que também tenha permissão para fazê-lo.

A opção Cód. Revenda só aparece no Pedido de Venda quando selecionado um cliente com a mesma origem.

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Modelo Revenda: Ao clicar no ícone icone_revenda, é acionada a tela RVQ0010 - Busca de Vendedor de Revenda, onde o sistema informa e permite buscar o vendedor da revenda.

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vdw0001_pedidos_0001_nop

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NOP: Se a NOP for de devolução aparecerá o campo ID NF-e Ref neste campo inserir a chave da NF de entrada

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NOP: Natureza de operação reservada a este pedido. Cada NOP possui uma parametrização, conforme descrita na tela CDW0018 - Cadastro de NOP. NOP que não gera financeiro no Pedido de Venda, não valida Limite de Crédito e nem Assinatura Eletrônica.

O sistema permite fazer a alteração do tipo de NOP em um pedido já cadastrado. Ao alterar a NOP do pedido, o sistema calcula novamente os impostos referentes a nova NOP, o que pode incluir PIS, COFINS, CSLL, INSS, IR, IPI e ISS. O sistema não permite gravar o pedido sem antes recalcular as parcelas, já que o valor total foi alterado. Se a NOP alterada estiver relacionada a alteração de estado, irá verificar o ICMS por estado. Se a NOP não gera  financeiro, o sistema não devera mostrar dados de pagamento.

Se NOP for Efut, é necessário informar o código do parâmetro, para que seja feito corretamente o processo de desvio de Depósito.

 

NOP x UF: Quando a NOP (CDW0018 - Cadastro de NOP) do pedido está parametrizada "Dentro do Estado?" como SIM ou NÃO, o sistema valida conforme a UF da Empresa (CDW0002 - Empresas) logada, ou seja, se a NOP do pedido é "Dentro do Estado" e a UF do cliente é fora do estado, o sistema avisa que a NOP deve ser Dentro do Estado. O mesmo se aplica se for de "Fora do Estado".

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vdw0001_pedidos_0001_nop2

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Cond. Pagto: Condição de pagamento a ser aplicada a este pedido. Podem ser pesquisadas na lupa ao lado do campo. Tela CDQ0006 - Busca Cond. Pagamento.

 

A Condição de Pagamento pode ser alterada. Ao realizar a alteração o sistema informa que a taxa de financiamento foi alterada e que o valor dos itens devem ser verificado. O sistema recalcula a taxa de financiamento.

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Pedido Vendedor: Número do Pedido do PDA ou do Bloco de Pedido (vendedores que emitem o pedido primeiro no papel).

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FRETE: Seleção do tipo de frete a ser aplicado no pedido.

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ICMS do Frete: É rateado a partir dos ICMS informados no pedido.

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IMPOSTOS - ICMS, IPI, ISS E OUTROS - PR - ICMS - BASE DE CÁLCULO

Frete - mercadorias com alíquotas distintas - rateio

 

Publicado: Terça-feira, 8 de Janeiro de 2008

 

Como é rateado o frete cobrado do destinatário, entre as bases de cálculo de mercadorias sujeitas a alíquotas distintas, discriminadas numa mesma nota fiscal?

 

O frete é uma despesa acessória que se refere a toda a mercadoria discriminada numa nota fiscal. Desse modo, no caso

da nota conter mercadorias de diversos grupos de alíquotas, conforme faculta a legislação, é preciso fazer o rateio do valor

das despesas acessórias na proporção dos valores das mercadorias, por grupo de alíquotas, a fim de se compor a base para o cálculo do ICMS.

 

(Art. 138 do RICMS Decreto 1.980/2007)

 

Assim, por exemplo, se numa nota fiscal temos R$ 4.000,00 em mercadorias tributadas a 12%;

R$ 3.000,00 em mercadorias tributadas a 18%; R$ 3.000,00 em mercadorias tributadas a 25%

e um frete de R$ 100,00 cobrado do cliente, a aludida proprorcionalização resultaria em uma

base de R$ 4.040,00 para a aplicação da alíquota de 12%; uma base de R$ 3.030,00, para a

aplicação da alíquota de 18% e uma base de R$ 3.030,00, para a aplicação da alíquota de 25%

 

(Art. 6º do RICMS/PR Decreto 1.980/2007)

 

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TIPOS DE FRETE:

CIF (pago por nós)

- Calculado

- Incide ICMS

- Frete soma no Pedido

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FOB (pago cliente)

- Valor é zero, não é calculado

- Não incide ICMS

- Frete não soma no Pedido

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CIFD

O CIFD = CIF Destinatário, foi criado para entregas como Correios, Motoboy, onde as despesas ficam por conta da empresa.

Não incide o ICMS pois o custo é repassado ao cliente, por essa razão que na NF sai como FOB.

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Cliente Retira

- Valor é zero, não é calculado

- Não incide ICMS

- Frete não soma no Pedido

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Sem frete

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Terceiros

Modalidade de frete utilizada quando o custo e responsabilidade sobre frete não é por conta do Emitente, nem do Destinatário/Remetente.

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Cod. Transportadora: Transportadora utilizada para entregar os produtos ao cliente. A transportadora pode ser selecionada clicando na ico_lupa (lupa).

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Dt Entrega Solic: Data solicitada para entrega do pedido.

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Dt Entrega Comp: Data comprometida para entrega do pedido. A partir destas datas o sistema calcula a data de pagamento conforme a condição de pagamento.

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Botão Prazo de Entrega: Após gravar o pedido, ao clicar nesse botão, é acionada a tela VDD0012 - Prazo de Entrega

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vdw0001_pedidos_0001_parte3

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•  Prioridade: Define a ordem de alocação do estoque.

Exemplo: caso tenhamos 2 pedidos para o mesmo item e somente 1 unidade no estoque, o pedido com menor prioridade é faturado primeiro.

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•  Fatura Parcial: Caso selecionada a opção, aparecerá para quem fatura, na tela VDW0005 - Faturamento, os pedidos que estiverem com faturamento Parcial ou que todos os itens do pedido estejam disponíveis no estoque.

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•  Pedido Comprador: Pedido interno de compra do cliente.

Ícone icone_atualizar : Atualiza os dados do pedido à partir do Pedido Comprador

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•  Tipo Aplicação: Quando a empresa trabalha com produtos relacionado a algum tipo de aplicação, como por exemplo, Palm Top que utiliza algum tipo de software específico.

O campo se torna obrigatório caso o colaborador não tenha a permissão ATW0102M – Permite não informar Tipo de Aplicação.

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Opções de rastreamento

- AR: aviso de recebimento

- AR Digital: aviso de recebimento digital

- MP: mão própria

- SEG

Para mais informações clique aqui

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•  Utiliza Endereço único: Se selecionado, o endereço de entrega será o mesmo para a cobrança.

vdw0001_pedidos_0001_entrega

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Peso Liq. - Peso líquido do produto. Se ativa a permissão VDW0001PL, permite que o pedido seja gravado com o peso líquido zerado.

Peso Bruto - Peso do produto mais a embalagem. Se ativa a permissão VDW0001PB, permite que o pedido seja gravado com o peso bruto zerado.

Valor do ISS - “Imposto sobre serviços de qualquer natureza” a ser pago.

Valor do ICMS - “Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços” a ser pago.

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Regulamento do ICMS - www.fazenda.sp.gov.br

Art 52

I - Nas operações internas 18 %.

II - Nas operações a contribuinte região Norte, Nordeste e Centro Oeste 7 %.

III - Nas operações a contribuinte região Sul e Sudeste 12 %.

Alíquota Interna

Art 56

- Alíquota interna nas operações a não contribuinte localizada em outro estado.

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Alteração nos critério de definição da Alíquota de ICMS.

Até a versão 4.13.3 o U-Commerce sugeria a alíquota interna do estado (cadastradas nos parâmetros) para vendas marcadas como consumidor final no Pedido de Venda.

 

Conforme Legislação vigente no Estado de São Paulo, a alíquota de ICMS aplicada na venda de mercadorias para fora SP destinada a contribuinte (clientes que possuem IE), deverá ser a alíquota interestadual conf. Decreto nº 45490/200 (RICMSSP), Art 52.

 

Para atender ao Art 56 (operações destinadas a empresa de construção civil) ou qualquer outra exceção onde mesmo o cliente tendo IE, tenha que ser aplicada a alíquota interna, no cadastro de cliente foi criando um campo ao lado da Inscrição Estadual (IE) chamado (A.I. = Alíquota Interna).

 

A partir da versão 4.14.0, o parâmetro de consumidor final serve apenas para indicar se o IPI deverá ou não fazer parte da base de calculo do ICMS.

 

O IPI é incluído na base de cálculo do ICMS quando o produto vendido for destinado ao consumidor final.

Entende se por consumidor final, usuários finais, ou seja, produtos <b>NÃO</b> destinados a posterior comercialização, industrialização ou outra saída tributada.

Conf. Art. 37, $1, item 3 do RICMS/2000)

 

Lei

 

Total Produtos - Valor total da soma apenas dos produtos.

Total IPI - “Imposto sobre produtos Industrializados” a ser pago

Campo Frete - Valor do Frete a ser pago para Transportadora. O frete é proporcional ao valor dos itens.

Total Pedido - Valor total do Pedido com impostos e frete inclusos

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ICMS ST - Quando a empresa for optando do Simples Nacional, e mostrado na base de totais o valor do cálculo.

Soma: (total produto *IVA* AliqInternaClassFiscal). É somado o valor ICMS ST no total do pedido e dividido nas parcelas.

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vdw0001_pedidos_0001_venda

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Pedidos de Vendas com os status faturados, exibe os números das NF’s geradas

vdw0001_pedidos_0001_faturado

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2ª Fase: Itens

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Quando incluímos um produto,ele já vem com as informações cadastradas anteriormente, como CFOP, CST e preço de venda.

Se a quantidade estiver em vermelho, significa que não possui essa quantidade em estoque.

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vdw0001_itens_filhos

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vdw0001_pedido_vermelho

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Itens do Pedido - PRODUTOS

• Cód. Produto: Faz busca pelo Código do Produto.

 

• EAN: Faz busca pelo Código EAN

 

• Cód. Barras: Faz busca pelo Código de Barras

 

• Produto: Código do produto a ser incluso no pedido. Ao Clicar na lupa clip0189 abre a tela de acordo com a configuração na NOP.

VDQ0005- Emissão de NF Retorno armazenagem

 

 

 

• Descrição: permite fazer observação sobre o produto.

Obs: Ao clicar no sinal ico_mais é acionada a tela VDD0011 - Detalhes do Item.

 

• CFOP: Para visualizar e alterar este campo é necessário para o colaboradora a permissão VDW0001K2 - Permite alterar CFOP do Item no Pedido, o sistema traz por padrão a CFOP cadastrada na NOP informada no primeiro passo do pedido de venda e de acordo com o cadastro da Classificação Tributaria por CFOP.

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Para alterar o cadastro da NOP acesse a tela: CDW0018 - Cadastro de NOP

Para alterar o cadastro da Classificação Tributaria por CFOP acesse a tela: CDD0018 - CT por CFOP.

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Ícone clip0140: Abre a tela VDD0055 - Industrialização

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• Qtd: Quantidade de produtos a ser incluídos no pedido. Ao informar a quantidade do produto, o sistema já traz o valor do ICMS.

 

Obs.: Parâmetro: VDW0001QA- Permite alterar quantidade do pedido acima da variação do parâmetro", a alteração da quantidade somente será permitida de acordo com a porcentagem informada no Parâmetro.

 

• CST: Indica o Código Tributação de ICMS do produto, esta informação é definida no cadastro do produto.

• ICMS%: Ao informar a alíquota de ICMS o sistema calcula o valor a ser pago por produto.

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• Preço Venda: Apresenta o preço original do produto.

Obs: Se o usuário tiver permissão, o sistema permite alterar apenas no pedido o valor do preço original do item. Isso não altera nada no cadastro do produto, e tem efeito em comissão por diferença.

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• Desc.: Valor e % de Desconto a ser concedido no produto, limitado na tabela de preços, porém o usuário que possuir permissão para alteração pode conceder qualquer percentual de desconto.

Se existir IPI a ser pago pelo produto, o sistema calcula.

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Obs: Se for selecionado o ícone $ ou $1 é aberto um campo para informar o percentual ou o valor de desconto, esta opção não verifica o variação permitida pela tabela de preço, podendo assim ser informado qualquer valor.

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Botão Comissão: abre tela VDD0013 - Comissão

Botão clip0371: Abre a tela VDD0018 - Seleção Termo de Garantia

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Botão OP's: abre a tela VDD0020 - OPs do Pedido

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Ícones e Legendas:

vdw0001_pedidos_0001_legenda

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Campo em cor Azul: Disponível (quantidade em estoque - demanda totalizando valor positivo)

Campo em cor Amarelo: Planejado (quantidade em estoque - demanda = valor negativo, mas com ordem de compra ou ordem de produção em andamento).

Campo em cor Rosa: Indisponível (quantidade em estoque negativa, sem planejamento de compra ou ordem de produção).

Campo em cor Verde água: Editado ( Preço Venda - aparece somente se o valor do produto for editado durante cadastro do pedido)

Campo em cor Cinza: Cancelado

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A validação é a mesma quando NOP do pedido é E-FUT. O sistema verifica se tem saldo do produto no estoque do E-Fut.

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Ícone ico_excluir : exclui os itens selecionados na coluna dos checkboxes.

Ícone ico_simulacao : Faz Simulação de Estoque.

Ícone ico_estoque : Visualiza estoque

Ícone ico_servicos : Abre a tela EQQ0006B - Reserva de Lotes

Ícone "Anexo" icone_clip: Possibilita anexar arquivo ao produto do pedido venda. Quando o ícone está em vermelho é porque tem arquivo anexado. Ao clicar no ícone abre a sub-tela VDD0009 - Anexar Arquivo ao Pedido. Se o item cadastrado (CDW0201-Produtos e Serviços) contiver arquivos anexos, estes serão incluídos automaticamente ao item do pedido. No envio de email do pedido os arquivos anexos são também enviados.

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Ícone "Produção" ico_producao : Gera ordem de produção referente ao produto selecionado, o sistema considera a quantidade do produto, centro de custo (não é obrigatório o preenchimento do centro de custo para gerar a ordem de produção) informados no pedido para gerar a ordem de produção.

Obs: A tela não deixa mais salvar se há itens desativados, podendo gravar Pedido apenas quando ditos itens são deletados.

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Ícone "Informar Pedido de Compra/Item" clip0347: Abre a tela VDD0036 - Dados da NF-e

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Ícone "Itens Filhos" clip0348: Abre a tela VDD0097 - Itens Filhos

 

clip0334: Abre a tela VDD0049 - Importar

Após gerar a OP ao clicar no ícone abre a tela PPW0001 - Ordem de Produção

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vdw0001_pedidos_0001_itens_producao

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Tabela de Preço por Item

Quando utilizado o parâmetro Controla Tabela de Preço por Item no Pedido? (1=Sim), e a tabela padrão utiliza Política de Preço, o sistema disponibiliza no pedido de venda a lupa para relacionar o item a uma tabela específica. Através da janela CDQ0205 - Tabela de Preço por Item, pode relacionar cada item com uma tabela diferente, desde que relacionada ao cliente através do ramo de atividade, e tendo o usuário acesso as tabelas.

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Regras para utilizar Tabela de Preço por Item:

 

1 - parâmetro Controla Tabela de Preço por Item no Pedido? (1=Sim),

2 - item tem que ser de Política de Preço,

3 - tabela tem que ser de Política de Preço,

4 - cliente deve estar relacionado a tabela pelo ramo de atividade,

5 - usuário deve ter relacionado em seu cadastro as tabelas que deseja trabalhar.

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Condições:

- Se escolhida a tabela e depois alterado o valor, o sistema busca a tabela na qual o valor se aproxima, e popula o campo (desde que o usuário tenha acesso a essa tabela)

- Se o item selecionado não for de política de preço, o sistema irá mostrar apenas as tabelas que não são de política de preço.

- Se o item for de política de preço, o sistema mostra as tabelas de política de preço onde os ramos de atividades do cliente tenham relacionamento com os ramos de atividades da tabela de preço.

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A regra se aplica também aos pedidos gerados pelo Cadastro de Oportunidade.

Ao informar um item inativo no Pedidos de Vendas exibe alerta de deseja continuar operação

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vdq0002_pedidos_0001_produto_inativo

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SERVIÇOS

Inclui itens de serviços ao pedido. Os serviços precisam estar cadastrados.

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Serviço: Código do serviço a ser incluso no pedido

Qtd: Quantidade de serviço a ser incluído no pedido

ISS: ISS a ser pago sobre o serviço solicitado

Desc.: Valor e % de Desconto a ser concedido pelo serviço

Obs.: Se o item tiver no plano de serviço, exibi valores do plano

Ícone clip0001 : Gera Ordens de Produção do Pedido "OPs"

Frete: O valor do frete é proporcional com o valor do produto.

Serviço contratado a parte*

 

vdw0001_servicos

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Ícones e Legendas:

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vdw0001_pedidos_0001_legenda2

 

Campo em cor Azul: Disponível (quantidade em estoque - demanda totalizando valor positivo).

Campo em cor Rosa: Indisponível (quantidade em estoque negativa, sem planejamento de compra ou ordem de produção).

Campo em cor Verde: Editado ( Preço Venda - aparece somente se o valor do serviço for editado durante cadastro do pedido)

Campo em cor Cinza: Cancelado

Ícone ico_excluir : Para remover o serviço do pedido

 

 

3ª Fase: Pagamento

Validade da Proposta: Validade da proposta do pedido parametrizado no sistema.

Data: Datas para pagamentos de cada parcela.

Valor: Os valores das parcelas é calculado pela Taxa de Financiamento cadastrada previamente na condição de pagamento e este valor dividido pelo número de parcelas.

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Exemplo:

Imaginando um pedido de R$ 100,00 com a condição de pagamento 306090 com um índice de financiamento de 1,1

1 Parcela = 33,3333%

2 Parcela = 33,3333%

3 Parcela = 33,3333%

 

Total do Pedido 100 * 1,1 = 110,00

1 Parcela = 36,66

2 Parcela = 36,66

3 Parcela = 36,68   (O sistema arredonda na última parcela)

 

A partir dos dados financeiros informados no pedido, como condição de pagamento, valores dos itens e NOP, o sistema calcula as datas de pagamento em função das parcelas e valores de cada parcela.

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Forma de Pagamento: Sistema traz a forma de pagamento cadastrada para esse cliente. Também permite selecionar a forma de pagamento para este pedido. É possível limitar a forma de pagamento por condição de pagamento, este cadastro é feito na tela CDW0006 - Condições de Pagamento e não permite selecionar outra forma de pagamento que não esteja associada a condição de pagamento.

 

Observação: Permite fazer observação sobre a forma de pagamento.

 

Observações: Permite fazer uma observação para cada situação do pedido. Essas informações aparecerão na impressão do pedido, email do pedido, nas telas de Separação, no Faturamento Detalhado, na Nota Fiscal e na Impressão de Entrega.

 

Participantes: (tipo de owner) - Tipo de comissionamento.

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Nessa tela podemos adicionar observações para a nota fiscal e informar a forma de pagamento.

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vdw0001_pedidos_0001_pagamento

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Botão Recalcular Parcelas: Caso os valores ou datas do pedido sejam alterados, é preciso clicar no botão "Recalcular Parcelas"para que seja feito novo cálculo, caso contrário, permanecerá os mesmos dados. Para qual o sistema considere qualquer alteração, é preciso clicar em gravar ao lado do botão financeiro e no botão gravar da tela.

 

Antecipação: Ao selecionar abre tela VDD0034 - Antecipação onde permitir o usuário selecionar entre antecipação Total ou Sinal  gerando títulos a receber antes de faturar o pedido de venda, ou seja  é criado título a receber obedecendo a forma de pagamento, data e valor informado na tela VDD0034. Após este processo não é aconselhável editar o pedido de venda, os títulos criados não são modificados automaticamente caso seja alterado os valores do pedido de venda onde pode ocorrer divergência nos valores. Os títulos são gerados com a numeração definida nos parâmetros do sistema na tela CDW0001 - Parâmetros do Sistema modulo Financeiro > Nr Faixa de Títulos a Receber de Pedidos sem Imprimir NF.

Ex: Informado no Parâmetro a numeração 1000 para títulos a receber sem nota fiscal, utilizando a antecipação é gerado o título 1000 + o código do pedido de venda.

 

Botão Gerar Requisições: Sistema irá gerar requisições de compra dos itens do pedido, sendo uma requisição por família comercial do item.

Obs: O nome do vendedor que vai no pedido é o mesmo que é usado como Login do Colaborador no sistema.

 

Cheques: abre a sub-tela VDD0002 - Cheques do Pedido para relacionar pagamentos com  cheques ao pedido.

 

Botão Financeiro: Aciona a tela VDD0008 - Dados Financeiros Pedido. Esta tela é utilizada para verificar descontos e multas a serem aplicadas ao pedido efetuado. Veja mais informações nesta tela.

 

Validação de Limites de Créditos: Ao cadastrar e gravar o pedido, o sistema verifica se o cliente possui títulos vencidos, não conciliados e se possui limite de crédito ultrapassado. O sistema abre um alert informando cada caso. Se o valor do pedido ultrapassar o valor do limite de crédito, o sistema informa em quanto é ultrapassado. Está validação é feita somente se a condição de pagamento estiver selecionado o checkbox Controla Limite de Credito, se a condição de pagamento não estiver selecionado o checkbox Controla Limite de Credito o valor do pedido de venda não será debitado do limite de credito do cliente,  este cadastro é feito na tela CDW0006 - Condições de Pagamento.

 

Parcelas: Quando o pedido de venda tiver mais que uma parcela e for alterado manualmente o valor desta parcela, automaticamente o sistema recalcula as demais de acordo com a alteração, calculando sempre a diferença entre as parcelas para o ultimo pagamento.

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Exemplo abaixo:

O valor do pedido é de R$ 7.600,22, a condição de pagamento foi definida para cada parcela 25%, o valor de cada parcela ficaria de R$ 1.900,06.

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vdw0001_pedidos_0001_parcelaum

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Alterando o valor da primeira parcela para R$ 1.111,11 o sistema recalcula automaticamente as outras parcelas retirando a diferença do valor (R$ 0,01) na ultima parcela.

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vdw0001_pedidos_0001_parceladois

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Alterando o valor da primeira parcela para R$ 2.000,25 o sistema recalcula automaticamente as outras parcelas somando a diferença do  valor (R$ 0,01) na ultima parcela.

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vdw0001_pedidos_0001_parcelatres

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Antecipação da Substituição Tributaria

Se no cadastro de NOP estiver indicado que Antecipa ST tela CDW0018 - Cadastro de NOP, o sistema cria na aba pagamentos do pedido de venda uma parcela a mais para o valor da ST, a data é definida da seguinte Forma (Hoje + dias definidos na NOP) a forma de pagamento pode ser arbitrada. O sistema não permite a edição do valor da ST e não dividi o valor da ST em outras parcelas.

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Utilizando os valores de crédito no pedido de venda

Utilizamos para demostrar no exemplo abaixo o valor de R$ 100,00 gerado no contas a receber como crédito, para cadastrar um título como crédito pode ser usado a tela FNW0201 - Contas a Receber ou gerado uma devolução a partir do recebimento tela EQW0005 - Recebimentos.

 

vdw0001_pedidos_0001_credito

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Se o valor da parcela for maior que o valor do crédito ao gravar o pedido o sistema  mostra o seguinte alerta:

vdw0001_pedidos_0001_credito_msg

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O sistema permite que sejá utilizado os valores de crédito de acordo com a forma de pagamento.

vdw0001_pedidos_0001_credito_pagamentos

 

vdw0001_pedidos_0001_credito_valor2

O sistema mostra no ícone o Valor que esta sendo utilizado em pedido e o saldo restante

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O colaborador também pode associar 1 ou mais parcelas de acordo com o valor do crédito do cliente e da condição de pagamento.

vdw0001_pedidos_0001_credito_pagamentos2

vdw0001_pedidos_0001_credito_valor3

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Ao faturar o pedido de venda que esta utilizando a Forma de Pagamento Crédito de Devolução o sistema baixa automaticamente os valores utilizados no pedido de venda no título de crédito referente ao cliente.

Conforme mostrado na imagem acima a 1° parcela esta associada ao Crédito a 2° parcela está como forma de pagamento Boleto Bancário, neste caso quando faturado o pedido de venda o sistema baixa o valor de crédito utilizado no título de credito e cria outro título no valor da diferença ou seja no valor da 2° parcela ou das parcelas que podem existir

 

Se pagamento for tipo Crédito e no cadastro dessa NOP estiver com a função para "Gera Crédito (título negativo)" ativada, aparecerá o ícone cifrão

Ex:

vdw0001_pedidos_0001_formapag

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Ao selecionar abrirá a tela VDD0025 - Créditos do cliente para selecionar o crédito que será utilizado.

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4ª Fase: Barreira

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vdw0001_pedidos_0001_barreira

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Tela informativa do tipo de barreira que o vendedor está encontrado para fechar o pedido de venda. Está fase é de grande ajuda e serve de informação para a empresa e vendedor sobre seus concorrentes, mas não é obrigatório seu preenchimento.

 

Cod Barreira: Código da barreira já cadastrada no sistema

Desc Abrev: Descrição do tipo de barreira

Observação: Informação detalhada da barreira

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Ao clicar no ícone ico_mais abre a tela ATW0007 - Barreiras de Venda para cadastro de uma nova barreira. Para cadastrar barreira o colaborador tem que ter a Permissão ATW0007 - Barreiras de Venda.

 

Ao clicar no ícone ico_lupa abre a tela ATQ0007 - Busca de Barreira para buscar uma barreira já cadastrada.Para cadastrar barreira o colaborador tem que ter a Permissão ATQ0007 - Busca de  Barreiras.

 

Depois de informar o código da barreira e a observação para registrar no pedido de venda deve ser acionado o botão gravar. Para cancelar uma barreira registrada no pedido de venda utilize o ícone ico_excluir.

 

Na tela ATW0102 - Cadastro de Oportunidades for cadastrado uma barreira e gerado um pedido de venda, está barreira também será associada ao pedido de venda.

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Com o Pedido já gravado, o sistema permite alterar o pedido de uma empresa para outra. Ao clicar duas vezes no código do pedido, o sistrema abre uma janela para informar o código da empresa a ser alterada. Depois de alterado o código e confirmado, o sistema transfere o pedido para outra empresa e limpa a tela.

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vdw0001_pedidos_0001_codempresa

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•   Botão Enviar Email: Envia o pedido ou orçamento finalizado para o email do cliente. Para tanto, é necessário que no Cadastro do Cliente e Pedido esteja definido o código do vendedor, com seu email cadastrado no sistema e na tela de Pedido, selecionado o contato, para que seja considerado o e-mail do mesmo.

Uma cópia do email é enviada para o vendedor. Se o pedido for feito pela revenda, também é enviada uma cópia do email para a revenda.

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vdw0001_pedidos_0001_envioemail

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No Pedido, depois de Gravado, aparece ao lado da Situação do Pedido o botão com a opção Faturado Distribuidor

Botão Faturado Distribuidor: realizar faturamento pelo distribuidor.

 

vdw0001_pedidos_0001_situacao

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vdw0001_pedidos_0001_faturamento

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Ao clicar em OK, é aberta a tela VDD0014 - Faturamento Distribuidor.

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vdd0014_pedidos_0001_faturamento_dristribuidor

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PERMISSÕES

Permissão VDW0001X: Esta Permissão permite você incluir pedidos sem Oportunidades, caso não a tenha, não é possível incluir um pedido sem uma oportunidade cadastrada.

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Permissão VDW0001NI: Permite alterar Nr Item dos produtos

Ao incluir esta Permissão ira habilitar o campo Nr Item próximo ao campo do código do produto para informar o código que devera sair no XML

Obs.: Caso fique em branco será impresso um número seqüencial (1.2.3.4.5)

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VDD0036 – Informar dados do pedido de Compra: Permite informar os dados do pedido de compra oriundo do cliente, como Nr. Pedido e Nr. do Item.

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PARÂMETROS

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- Valida se fatura pedidos com comissão vendedor zerada: se esta validação estiver ativa, o sistema não permitirá faturar pedidos no qual a comissão do vendedor esteja zerada (VDD0013 - Comissão por Produto).

Função válida para pedidos em que a comissão é designada por item.

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vdw0005_pedidos_0001_valida_comissao

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- Valida se fatura pedidos com produtos com margens do produto zerada: com essa validação ativa, o sistema não permite faturar pedidos em que os itens não tenham a margem de preço informada em seu cadastro (DW0201 - Produtos e Serviços).

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vdw0001_margem_produto

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Recalcula comissão no faturamento (0=Não/1=Sim): Se sim, não permitir editar na tela VDD0013 - Comissão por Produto / VDD0007 - Comissão de Vendedor / VDD0007A - Comissão de Vendedor

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Permite faturar pedido parcial? (0=não,1=Sim): Permite Controle Faturamento Parcial do pedido

Se sim, mostrar o checkbox de fatura parcial.

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Mostrar Cod Plano na tela de pedidos de venda(0=Não, 1=Sim): Se sim, permite mostrar o código do plano no pedido de vendas.

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Se Pedido de Venda estiver vinculada a Ordem, na tela VDW0001 - Pedido de Venda irá exibir botão Orçamento OS que abrirá a tela OSR0001A - Impressão Orçamento OS

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Despesas Acessórias: Caso na tela CDD0102 - Dados Financeiros de Cliente seja informado despesas acessórias será exibido no valor no pedido.

 

Solicita assinatura eletrônica para pedidos de venda de clientes com LIMITE DE CREDITO ultrapassado? - Se não preenchido Após a aprovação da assinatura eletrônica o pedido  fica com o status inválido.

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PERMISSÕES relacionadas:

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VDW0001A - Permite alterar preço > variação TbPreço

VDW0001A1 - Permite Editar itens Filhos

VDW0001AA - Permite editar a descrição do produto para NF e Permite Visualizar Pedidos de CCusto Diferentes

VDW0001AB - Permite editar a descrição do Serviço

VDW0001AD - Permite alterar data dos itens

VDW0001ADT – Permite alterar data de aprovação

VDW0001AE – Permite ver custo total do serviço

VDW0001AF – Permite que o usuário aprove os escopos dos pedidos de venda

VDW0001AG - Verificar se Agrupamento Selecionado

VDW0001AH - Permite editar/excluir item aprovado

VDW0001AI -  Permite Exibir Conta e Subconta Contábil

VDW0001AT - Permite alterar transportadora no pedido

VDW0001ATF - Permite alterar tipo de Frete no pedido

VDW0001A2 - Permite Visualizar Margem

VDW0001A3 - Permite Visualizar Custo

VDW0001B - Permite gravar o pedido venda sem limite de crédito

VDW0001B1 - Permite gravar o pedido venda com títulos em atraso

VDW0001BB - Permite Alterar Observação

VDW0001C - Permite alterar preço dos itens

VDW0001CC - Permite gravar pedido sem centro de custo

VDW0001CO - Permite alterar cotação

VDW0001CON - Permite gravar pedido sem informar NSU ou Autorização para Crédito/Débito

VDW0001CP - Permite alterar condição de pagamento

VDW0001CV - Permite gravar pedido fora do ciclo de venda

VDW0001D - Permite mostrar o ícone $ (desconto) na aba de itens

VDW0001D1 - Permite alterar descontos

VDW0001DTC - Pedido - Permite - Alterar data de Cadastro

VDW0001E - Permite cancelar Pedido

VDW0001EQ - Permite gravar o pedido sem reserva de estoque

VDW0001F - Permite inclusão de produtos no pedido

VDW0001FA – Permite reabrir pedidos de venda cancelados

VDW0001FF - Permite aprovar pedido SEM frete

VDW0001G - Permite inclusão de serviços no pedido

VDW0001H - Permite alterar cliente, NOP e prioridade

VDW0001H1 - Permite alterar Cliente

VDW0001H2 - Permite alterar NOP

VDW0001H3 - Permite alterar preço de venda no plano de serviço (6º passo)

VDW0001H4 - Permite alterar cliente em pedidos com oportunidade

VDW0001H5 - Permite alterar hora de instalação no pedido de venda

VDW0001I - Permite alterar o preço original do item

VDW0001J - Permite alterar a data dos pagamentos

VDW0001J1 - Permite alterar Forma de Pagamento

VDW0001K - Permite alterar alíquota do ICMS no pedido

VDW0001K1 - Permite alterar CST do item no pedido

VDW0001K2 - Permite alterar CFOP do item no pedido

VDW0001L - Permite gravar VI venda zerado

VDW0001M - Data comprometida retroativa

VDW0001MB - Permite alterar o Preço de Revenda acima da margem da Tabela de Preço

VDW0001MD - Permite alterar moeda

VDW0001MO - Permite alterar origem do pedido de venda

VDW0001N - Permite gravar produtos com custos zerados

VDW0001NI - Permite alterar o número de Itens do produto

VDW0001NPC - Permite atualizar dados do pedido a partir do pedido comprador

VDW0001O - Permite gravar item com VI original zerado

VDW0001OP - Permite Mostrar Over Price

VDW0001P - Permite selecionar item especial

VDW0001PB - Permite gravar pedido com peso bruto zerado

VDW0001PC - Permite informar dados do pedido de compra

VDW0001PE - Permite Gravar Vendas Sem Etapas

VDW0001PL - Permite gravar pedido com peso líquido zerado

VDW0001PR - Permite lançamento de itens em duplicidade no pedido de venda

VDW0001Q - Permite gerar ordem produção no item do pedido

VDW0001QA- Permite alterar quantidade do pedido acima da variação do parâmetro

VDW0001QM - Permite quantidade diferente de múltipla

VDW0001R - Permite alterar a revenda e o revendedor

VDW0001R1 - Permite alterar vendedores

VDW0001S - Permite inserir centro de custos nos pedidos de vendas

VDW0001S1 - Permite alterar pedido aprovado

VDW0001T - Permite alterar TbPreço

VDW0001TP - Permite alterar tipo de contribuinte

VDW0001TT - Permite NÃO informar a transportadora

VDW0001U - Permite copiar pedido

VDW0001V - Permite antecipar pagamento

VDW0001W - Permite gerar requisições

VDW0001WX - Permite Gravar Pedido sem contato com Data de Nascimento

VDW0001X - Permite incluir pedido sem oportunidade

VDW0001Y - Permite gravar pedido com itens sem estoque disponível

VDW0001Z - Permite editar participantes

VDW0001ZZ – Permite gravar pedido vendedor

VDW0001ATSPermite gravar pedido sem informar Tp Serviço

VDW0601 - Configurador de Produtos

VDW0016 - Consulta-de-Estoque

VDW0003 - Histórico-do-Pedido

VDW0001 - Pedidos-de-Venda

VDR0001 - Impressão-de-Pedido

VDQ0601 - Busca-Configurador

VDQ0006 - Busca-de-Mensagem-NF

VDQ0002A - Busca-de-Serviços

VDQ0002 - Busca-de-Produtos

VDQ0001 - Busca-de-Pedidos

VDD0601 - Configurador

VDD0014 - Faturamento-Distribuidor

VDD0011 - Detalhes-do-Item

VDD0010 - Anexar-Arquivo-ao-Pedido

VDD0010G - Permite anexar arquivo no pedido de venda

VDD0008 - Dados-Financeiros-de-Pedidos

VDD0007A - Comissão-da-Revenda

VDD0007 - Comissão-de-Vendedor

VDD0004 - Simulação-de-Estoque

VDD0010A – Excluir Anexo do Pedido

VDD0036 – Informar dados do pedido de Compra

VDD0049 - Importação de Itens (habilita botão "Importar" no passo 2 do Pedido)

CDW0207A - Permite Alterar percentual da margem do custo

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PARÂMETROS relacionados:

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Módulo Vendas:

Qtd de casas decimais que deve ter o preço unitário do produto / serviço no pedido

Qtd de casas decimais da quantidade do produto no pedido de venda

Qtd de itens por Nota Fiscal

Qtd de serviços por Nota Fiscal

Permite faturar sem estoque (0=Não,1=Sim)

Código do colaborador responsável para receber e-mail de desconto

Tipo de Assinatura Eletrônica de Venda: Para colaborador do Parâmetro

Indica se a impressão é feita via Applet (0=Não,1=Sim)

Dia Inicial da Semana para cálculo de parcelas da condição de pagamento (1=Domingo/2=Segunda/3=Terça/4=Quarta/5=Quinta/6=Sexta/7=Sábado) - Dia Inicial da Semana para cálculo de parcelas da condição de pagamento

  NOP Padrão Retorno Simbólico Dentro do Estado

 

   NOP Padrão Retorno Simbólico Fora do Estado

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Módulo Cadastros Gerais:

Em faturamentos Parciais, calcular frete proporcional ao valor dos itens?

Módulo Estoque:

Codigo tipo Objeto padrão utilizado nas embalagens: Neste campo inserir o código da embalagem cadastrada no SIGEP

 

Módulo Financeiro:

Conta Utilizada na Geração de Orçamento a partir do Pedido de Venda para Receita de Serviço

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Subconta Utilizada na Geração de Orçamento a partir do Pedido de Venda para Receita de Serviço
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